domingo, 31 de julho de 2011

O QUE FHC VAI DIZER AOS PAIS SOBRE A LIBERAÇÃO DAS DROGAS?

terça-feira, 31 de maio de 2011


.



FHC está na busca de um discurso, qualquer que seja o discurso.


Durante a campanha presidencial do ano passado, muita besteira fundamentalista foi dita, inclusive sobre a questão do aborto. Questão essa que valia só para Dilma claro. Dilma que nunca fez aborto. Mas para Serra, cuja esposa já fez aborto de um filho seu, o discurso não valia. Serra fez cara de paisagem e quando descobriram seu segredo, disse como justificativa um tímido "ops".



Prudentemente durante aquela campanha, esconderam do grande público a questão das drogas, que FHC quer liberar. Já faz uns dois anos que ele corre o mundo com sua cantilena. Me causou muita estranheza, sendo ele o homem que é, tão estudioso e coerente como diz ser, tão antenado com os ideais da elite brasileira, que não veiculassem uma só besteira do que Don Fernando andava pregando pelo planeta.


Sim, porque ele vestiu por aí afora, a camisa do liberou geral. Mas é ou não é a suprema hipocrisia? Geraldo Alckmin, o narigudo que "governa" São Paulo mandou descer o sarrafo nos manifestantes pró liberação da maconha. Na outra ponta, FHC diz que tem que liberar, mesmo. Ambos são do mesmo defunto partido. O PSDB não se entende. É um partideco em extinção.


Cada um quer um discurso. Cada um quer aparecer na mídia por alguma coisa bombástica.



O que FHC e seus lacaios vão dizer aos evangélicos e aos católicos, cujas bandeiras sempre foram contra as drogas? Porque sim, durante a campanha, se apegaram à religião de uma maneira desproporcionalmente fervorosa. Serra frequentava os cultos se dizendo contra os homossexuais, mas ía na passeata gay e pedia os votos deles nas últimas eleições. Será que era tudo só pra ganhar o pleito e depois dar uma banana para o eleitor como foi feito em algumas oportunidades anteriores?
Talvez.


O que FHC e seus lacaios vão dizer às mães e aos pais desse país, que sofrem com os filhos entrando para o caminho das drogas? Veja bem, Don Fernando ao invés de propor políticas públicas para o efetivo combate ao tráfico, quer que o Brasil vire a Holanda, vendendo drogas em praça pública, sob a supervisão do Estado.



Deveria ter levado em conta que a própria Holanda começa a repensar suas atitudes numa época em que Amsterdã é inundada por turistas, no afã de consumir drogas sem serem importunados pelas autoridades. Lá estão restringindo cada vez mais e irá assim, até a volta da proibição do consumo.


Ora, segundo a Wikipédia, a Holanda tem pouco mais de 16 milhões de pessoas como habitantes. Só o Estado de São Paulo tem mais do que isso. No Brasil cabem quase quinze holandas. Como FHC pretende fiscalizar toda uma caterva de usuários? O que ele pretende, implantar centros de consumo nas capitais? Ele pretende ampliar o já combalido sistema de saúde brasileiro para atender mais e mais dependentes sem retirá-los do consumo?


Acabar com o tráfico não pode ser o único argumento para a liberação das drogas. É preciso acabar com o consumo. Acabando o consumo se extingue também o traficante, automaticamente e por consequência.



Se a questão é descriminalizar, como FHC diz, deveria ler a lei penal. Ela já fala que o usuário não recebe punição se a Justiça não o considerar traficante.


A questão do cigarro, apesar de droga lícita, nos dá alguns ensinamentos. Depois da proibição da propaganda, da conscientização e da política de abandono do fumo, muita gente deixou o vício. Hoje o número de ex-fumantes no Brasil é maior do que o número de fumantes ativos.


Pela lógica torta de FHC, o cigarro deveria ser liberado em toda sua plenitude. O viciado que se dane, ao invés de ser informado e convencido a parar.


Estas questões relevantes não são discutidas seriamente no panfleto hipócrita distribuído pelo ex-Presidente sedento por uma manchete de jornal.


Minha pergunta volta à tona. O que FHC pretende dizer aos pais e mães desse Brasil sobre sua brilhante idéia? No filme que ele lançou, há uma ode à liberação. Mas não aparece ninguém defendendo o lado contrário. Muito democrático, da parte dele.


Curioso é que a "grande imprensa" não lhe fará perguntas incômodas a respeito deste assunto, nem sobre qualquer outro. Tudo não passará de umas tímidas notas perdidas nos cantos dos informativos.


Fonte: Anais Políticos – Clique aqui para conferir

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Dilma manda recado aos aliados


14:44, 28/07/2011


Redação Época

Por José Antonio Lima


O secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, foi o emissário escolhido pela presidente Dilma Rousseff para mandar um recado à base aliada ao governo. Diante da insatisfação do PR por conta da faxina que vem sendo feita no Ministério dos Transportes, e das reclamações do PMDB, que acusa o PT de fazer “ameaças veladas” de investigação, Carvalho afirmou que a presidente, até prova em contrário, confia em todos os aliados, mas que ela não vai tolerar desvios de conduta.


O G1 conta:


“A cada denúncia que aparece, o que a presidenta faz é determinar um processo de investigação, uma vez que ela decidiu que o governo não pode conviver com práticas que firam a ética e o interesse público. Portanto, seja o PMDB, seja o PT, qualquer partido está sujeito à investigação se houver um erro. A única maneira de não sofrer investigação é não cometer erro, não cometer impropriedades. E a gente acha que essa mensagem está muito bem passada para o conjunto da esplanada”, disse Carvalho.









Fonte: Site da Revista Época – Coluna “O Filtro” – Clique aqui para conferir

A humildade e a arrogância




























ResponderResponder
Mais
deJoão Bosco Leal artigos@joaoboscoleal.com.br
paranogueirablog@gmail.com
data29 de julho de 2011 01:10
assuntoA humildade e a arrogância
enviado porjoaoboscoleal.com.br


ocultar detalhes 01:10 (10 horas atrás)


Por João Bosco LeaL

A humildade e a arrogância


Um amigo de infância me enviou um e-mail com um vídeo de um jovem que se apresentou em um programa de jurados e na mensagem anexa, sugeria que eu escrevesse sobre o mesmo. Apesar de já tê-lo assistido em outra oportunidade, me emocionei com a apresentação e com a possibilidade de visualizar claramente, em atitudes, a humildade e a arrogância dos seres humanos.


O jovem entrou no palco vestido de uma calça larga escura, uma camiseta preta com desenhos verdes no peito e tênis. Ao dizer que se chamava John Lennon da Silva provocou um comentário sarcástico de uma jurada, que disse já haver ouvido esse nome e outro disse que sabia ele era muito famoso e amigo do Paul e do Ringo.


Ao explicar que iria dançar, ela, em tom de gozação e apontando para suas roupas perguntou: assim? O rapaz timidamente respondeu que sim, que aquela roupa era do seu cotidiano e o que interessava era que iria apresentar o "Lago dos Cisnes", numa nova coreografia, baseada em Street Dance, a dança de rua dos jovens.


Ela insistiu, dizendo esperar que ele fizesse uma boa apresentação, pois aquele figurino não tinha 'nada a ver'. Outro perguntou se ele conhecia a peça em sua versão original, que era de um cisne se debatendo, agonizando até o final e executado nas pontas dos pés, por uma bailarina vestida toda de branco.


A arrogância desses jurados era visível, imaginando-se os únicos conhecedores da peça, quase chamando de ignorante o rapaz, simplesmente porque estava vestindo roupas comuns e pretas, humilhando-o com suas perguntas e não acreditando que alguém tão simples, vestido daquela maneira, pudesse apresentar algo que valesse a pena ser assistido por quem já viu a peça original, com todo o seu luxo e esplendor.


Depois de autorizado o rapaz iniciou sua apresentação e os jurados logo perceberam tratar-se de um gênio, tanto da dança quanto da coreografia. Seu corpo expressava, incontestavelmente, sem nenhuma possibilidade de dúvidas, movimentos de dor, angústia, do debater nos últimos momentos do Cisne.


O silencio e admiração dos jurados se fazia notar em seus olhares que agora viam algo por eles nunca imaginado, ainda mais vindo de um simples John, sem nenhuma vestimenta ou cenário apropriado para a grandeza da apresentação que realizava, diante de seus próprios olhos.


Ao término da apresentação, os dois homens e uma mulher sentada entre eles, estavam pasmos. Um, estava de pé e perguntando, ouviu do jovem que tinha 20 anos e era o próprio coreógrafo daquela versão. O que havia questionado se o rapaz conhecia a apresentação original estava chorando, com lágrimas escorrendo pelo rosto e não conseguia falar sequer para dar sua nota. Incrédula, a jurada retornou a palavra ao outro.


Ainda em pé, este se dirigiu ao jovem dizendo ser ele de uma grandeza rara, que sua apresentação foi emocionante e sugeriu que continuasse buscando novas maneiras de mostrar coisas já conhecidas e desejava que os telespectadores tivessem percebido a dimensão daquela apresentação e sentido a emoção que ele sentiu.


Infelizmente a grande maioria das pessoas sempre prejulga aqueles que não conhecem, antes mesmo de ouvir deles uma só palavra, muito mais pelo que podem ver, do que pelo que realmente eles são.


Nada questionam sobre seus conhecimentos, capacidade, experiência e cultura. Só vislumbram jóias, relógios, carros, casas, roupas, enfim, ostentação.


Os inteligentes, cultos, educados e muito capazes, nunca ostentam seus predicados e com sua humildade, acabam superando os arrogantes.


João Bosco Leal www.joaoboscolea l.com.br

terça-feira, 26 de julho de 2011

Dilma exige Ficha Limpa para entrada nos Transportes

Reportagem do jornal O Globo detalha mais uma medida da presidente Dilma Rousseff na faxina que está sendo realizada no Ministério dos Transportes. Segundo o jornal, para apoiar o novo ministro, Paulo Sérgio Passos, Dilma determinou que, a partir de agora, só entra na pasta quem passar pelo crivo do Ficha Limpa, o que significa que pessoas condenadas pela Justiça não serão admitidas.


A presidente também avisou que não aceitará indicações políticas para a pasta, seguindo a regra já adotada para o preenchimento de cargos em agências reguladoras. A ordem foi dada para respaldar Passos, que vinha sofrendo nos bastidores pressão do PR para manter influência política no ministério. Segundo um auxiliar direto, todas as nomeações terão que passar antes pela aprovação pessoal da presidente. Na prática, Dilma assumiu o comando dos Transportes e não vai permitir que o PR volte a ter influência em uma pasta considerada estratégica por ela.


A reportagem mostra também que grandes setores do PR estão insatisfeitos com a medida adotada por Dilma, o que pode trazer problemas para ela no futuro. Para evitar danos à chamada governabilidade, a presidente continua dando voz a outros líderes do PR, como o senador Blairo Maggi (MT).


Vale notar que, ao contrário do que costumava ocorrer, agora os escândalos de corrupção pelo menos trazem alguma tentativa de mudança positiva na política nacional. A corrupção é um buraco tão fundo no Brasil que, se de toda essa crise o país tirar ao menos a proibição de que condenados façam parte do governo, já será um passo bastante significativo.


Foto: Agência Brasil


Fonte: Site da Revista Época – Colunas – O Filtro – Clique aqui para conferir


segunda-feira, 25 de julho de 2011

Escolhas e resultados

deJoão Bosco Leal artigos@joaoboscoleal.com.br
paranogueirablog@gmail.com
data25 de julho de 2011 01:10
assuntoEscolhas e resultados
enviado porjoaoboscoleal.com.br


ocultar detalhes 01:10 (10 horas atrás)


Por João Bosco Leal

Na juventude é muito comum que os jovens estejam perdidos, sem saber o que querem, para onde estão caminhando e com qual objetivo de vida. Escolher a própria profissão é um dilema para os pré-vestibulandos e para muitos que inclusive já passaram dessa fase, mas não se encontraram na profissão que escolheram.


Alguns abandonam o curso e retornam aos cursinhos em busca de outra opção, mas alguns, mesmo percebendo o erro já na faculdade permanecem onde já estão e acabam, por esse motivo, perdendo a oportunidade de um futuro provavelmente bastante promissor se fizessem o que realmente gostariam de fazer.


Optando pelo mais fácil, pela acomodação, pelo medo de dar um passo atrás e recomeçar, esses jovens acabam selando assim, para sempre, suas possibilidades de realização profissional. Muitas coisas podem estar envolvidas no abandono de um curso e a tentativa de entrar em outro, como a perda de no mínimo um ano, os custos de novas aulas preparatórias e as possibilidades de suportar financeiramente isso.


Nesse momento, independentemente das dificuldades ou facilidades, começam ser notadas as verdadeiras diferenças entre os futuros vencedores, os acomodados e os perdedores, não importando a educação dada pelos pais, o nível social, econômico e cultural desse jovem, é das profundezas de seu ser que surgem sua fraqueza ou força, determinação.


Muitos fazem sua escolha pela perspectiva de retorno financeiro e não pela realização profissional, procurando, dentro daquela opção, uma faculdade menos exigente, que permita sua formatura com menos estudos, mesmo sabendo que não terá o mesmo preparo daqueles que estudam muito por terem escolhido faculdades que exigem bastante, mas preparam bem seus alunos.


As consequências para esse grupo puderam ser observadas recentemente, na última prova da Ordem dos Advogados do Brasil realizada em dezembro de 2010 quando, de um total de 116 mil inscritos, apenas 9,74% conseguiram ser aprovados e como resultado, 90,23% deles serão simplesmente bacharéis, mas não advogados.


Acaba aí o sonho de possuir um grande escritório, advogar para grandes empresas, por grandes causas e ganhar muito dinheiro. Essa realização fica para aqueles advogados, médicos, engenheiros ou qualquer outro profissional que anos antes fizeram outra escolha, por aquelas universidades mais exigentes, tiveram que estudar muito, mas foram contratados antes mesmo de terminar o curso.


Algumas crianças já demonstram estilos de comando diante de outras da mesma faixa etária, ou até mais velhas e nenhuma situação ou obstáculo é capaz de detê-las, pois sempre estão dispostas a buscar alternativas para conseguir o que almejam. Outras aceitam tudo e participam do enorme grupo que segue o líder, aceitando todas as determinações deste, sem sequer questionar os rumos que estão sendo tomados.


A maioria das pessoas normalmente está sempre à deriva e se deixa levar por uma simples brisa, uma moda, por mais momentânea que seja, mas que esteja sendo bastante utilizada por outros. Procedem assim com suas roupas, livros que lêem, locais que frequentam e na escolha de suas profissões, sempre seguindo o que a maioria está fazendo.


Com esse comportamento se misturam a todos, falam dos mesmos assuntos, vão aos mesmos lugares e conhecem as mesmas pessoas, o que facilita sua convivência nesse grupo social, o da grande maioria, que muitas vezes faz gozações com os que não estão naquela festa por estarem estudando.


Aqueles que se desviam da rota, se envolvem com assuntos diversos que sempre estão ao nosso lado, costumam se perder e normalmente não conseguem reencontrar o caminho que os levaria ao sucesso. Não se alcança nenhum objetivo com nossos passos sendo dados em uma direção, se a mente está determinando outro caminho, mudando o rumo.


Os que mantêm em mente objetivo específico que possuem, sabem exatamente o que querem, lutam incansavelmente por isso, ultrapassam os obstáculos existentes e nada que em algum momento os desvie do caminho será capaz de evitar que rapidamente retomem a direção para chegar como e onde pretendem, tornando praticamente certo seu alcance.


Todos nascem com o mesmo poder de escolher, individualmente, como, para onde e quando irão. A opção de ser um vencedor ou continuar na multidão só depende de você.


João Bosco Leal www.joaoboscoleal.com.br

terça-feira, 19 de julho de 2011

AMANHECÊNCIAS

deEdson Paulucci edson.paulucci@gmail.com
paraLuiz Carlos Nogueira
data19 de julho de 2011 13:09
assuntoAMANHECÊNCIAS
enviado porgmail.com
assinado porgmail.com



ocultar detalhes 13:09 (5 horas atrás)

AMANHECÊNCIAS

O sono chegou como um raio.

Surfando o céu, entre nuvens e anjos,

malabarismou reticências...

De leve a profundo, nem sei mais do mundo.

Esse sono faceiro, que quis dormir antes

mesmo de mim, me algemou ao travesseiro.

Recostado a ele, sem prosa ou verso,

só sentia a pulsação do universo

em cálidos golpes de sutis vibrações.

Dorme poeta, dorme.

Vibra também, vai... procura tua sorte.

Encontra teu norte perdido na bússola do tempo.

Encaixa no sono profundo, teu sonho menino.

Que sempre foi profano. Que sempre foi franzino.

E vive por uns tempos momentos de glória.

Acorda poeta. Já é instante do dia.

O Sol vem nascendo...iluminando tua história...

clareando teu querer...bendizendo tua poesia.

Edson Paulucci

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Guerra Contra as Drogas - MACONHA

MACONHA – É UMA PLANTA FÊMEA DA

CANNABIS SATIVA LINEU:


SUBSTÂNCIA ALUCINÓGENA


THC (TetraHidroCanabinol – Princípio Ativo)

Pés de Maconha sendo destruídos pela Polícia Federal na região da fronteira com o Paraguai. No detalhe, maconha prensada pronta para ser consumida.


MACONHA: É conhecida há milhares de anos como medicamento e intoxicante, foi amplamente utilizada, no século XIX, como analgésico, anticonvulsivo e hipnótico. Recentemente se desenvolveu um interesse em seu uso no tratamento do glaucoma e de náuseas produzidas pela quimioterapia para o câncer.

É geralmente usada em forma de cigarro (baseado) ou cachimbo, pois quando a mesma é queimada o principio ativo tetrahidrocanabinol (THC) torna-se mais potente. Pode ser mascada e também usada em forma sintética para as experiências nos tratamentos de doenças já mencionadas anteriormente. Existem as plantas machos (com cinco pontas nas folhas) e fêmeas (com sete ou nove pontas), mas só as fêmeas são fumadas.

É a droga mais consumida por estudantes; fumada como cigarro, inicialmente indo para o sistema respiratório, daí a distribuição para outros órgãos através da corrente sangüínea. Quando associada ao álcool, ela tem uma potencialização de ação. Seus efeitos podem ser sentidos poucos minutos após o uso e pode durar, dependendo do organismo, até 6 horas.

A planta do cânhamo, a Cannabis Sativa, foi classificada em 1753 por Carl Von Linne, daí o seu designativo Cannabis Sativa Lineu, que é o seu nome científico.



A proibição da maconha não é uma prática generalizada. Em alguns países islâmicos, por exemplo, a erva tem o seu consumo permitido, já que o Corão não a proíbe, ao contrário do álcool que é considerado fora da lei.


Maconha é o nome dado aqui no Brasil, mas ela também é conhecida como baseado, bequi, charão, vela, erva, fininho, pacau, marijuana, ganja e bangh.


Pés de maconha sendo destruídos pela
Polícia Federal na região de fronteira




Ela é uma planta que atualmente é cultivada clandestinamente no Paraguai, e em alguns estados brasileiros.


Depois de cultivada, ela é colhida e prensada, para ser transportada e distribuída aos pontos consumidores. Nas bocas de fumo, ela é enrolada e são feitos os cigarrinhos que são vendidos para os usuários (conforme as fotos ao lado).


O THC (tetrahidrocanabinol) é uma substância química fabricada pela própria maconha, sendo o principal responsável pelos efeitos desta. Assim, dependendo da quantidade de THC presente (o que pode variar de acordo com solo, clima, estação do ano, época da colheita, tempo decorrido entre a colheita e o uso), a maconha pode ter potência diferente, isto é, produzir mais ou menos efeitos. Essa variação nos efeitos depende também da própria pessoa que fuma a planta; ninguém é igual a ninguém. Assim, a dose de maconha insuficiente para um pode produzir efeito nítido em outro e até forte intoxicação em um terceiro.



NA EUROPA E NO NORTE DA ÁFRICA a CANNABIS SATIVA LINEU é também cultivada em ambientes fechados dando origem a outros tipos de maconha.


Entre estes o SKUNK e a SIMSEMILLA que são variações genéticas da planta da maconha que crescem mais rapidamente e são cultivadas em estufas. Quando isso ocorre, o THC chega a ser até sete vezes mais forte do que a maconha comum.


OS MAIORES PRODUTORES DE MACONHA NO BRASIL


A maconha é a droga ilegal mais consumida no mundo. Em 1998, o Brasil passou de importador para exportador de maconha, pois muitos estados brasileiros passaram a plantá-la de forma ilegal, com isso, ela passou a ser um dos produtos da economia de algumas cidades localizadas nestas regiões.


No Brasil são vários os Estados que produzem maconha. Na região Nordeste, nós temos os Estados da Bahia, Maranhão, Pernambuco e Sergipe que são os maiores produtores de maconha do país. Na região Norte, ela também é plantada nos Estados do Pará e Amazonas. Ela também é produzida nos Estados do Mato Grosso do Sul e Paraná, na região fronteiriça com o Paraguai, sendo que a maior quantidade é procedente do Paraguai. Os traficantes utilizam principalmente o sertão nordestino e as terras desapropriadas pelo governo para plantarem ilegalmente a maconha.


MACONHA E SEUS EFEITOS NO ORGANISMO


O grande problema da maconha é que ela é a porta de entrada para outras drogas mais fortes; muitos pensam que, por ser uma droga natural, não faz mal; mas estão enganados, pois ela pode prejudicar todo o organismo, ela afeta:

O SISTEMA RESPIRATÓRIO: Prejudicando os pulmões, diminuindo sua capacidade imunológica, tendo o viciado facilidade em adquirir doenças pulmonares, pois a substância que existe na fumaça da maconha são irritantes para a mucosa pulmonar; geralmente o dependente tem problemas de sinusite, laringite, inflamações nos brônquios e traquéia, causando dor de garganta e tosse crônica.

PRESSÃO CARDÍACA: Aumenta o trabalho do coração; o quadro que ocorre assemelha-se com uma pessoa com STRESS, o coração necessita de oxigênio e a fumaça da maconha faz chegar pouco oxigênio no coração, com isso, não chega quase nada de oxigênio no restante do corpo.

SISTEMA NERVOSO: Ataca os neurotransmissores de acetilcolina, que é o mensageiro químico que transmite informações de uma célula nervosa para outra; provoca ansiedade, confusões mentais e pode levar a psicoses incuráveis:

A MACONHA É UMA DROGA DESMOTIVANTE, diminui acentuadamente a vontade de estudar, de trabalhar, de relacionar-se com a família, bem como aumenta o desinteresse por tudo.



Como qualquer outra droga, seus efeitos vão depender da quantidade usada. Algumas pessoas, ao usarem maconha, sentem-se relaxadas, falam bastante, riem à toa. Outras sentem-se ansiosas, amedrontadas e confusas. A mesma pessoa pode, de um uso para o outro, experimentar vários tipos de efeitos.


Em doses menores, os sentidos e a percepção ficam alterados. As pessoas podem relatar que as músicas ficam mais bonitas, as cores mais vivas, o cheiro, o gosto e o tato mais aguçados. A percepção de tempo e de espaço também fica alterada. Todas essas sensações podem ser prazerosas para algumas pessoas e desagradáveis para outras.


Em doses maiores, a pessoa pode experimentar várias sensações desagradáveis, tais como: confusão mental, paranóia, pânico, alucinações e ainda pode provocar o câncer.

O usuário quando está começando o seu vício, ele fuma a maconha, a fumaça vai direto para o cérebro, com isso, excita os neurônios e com essa excitação o usuário acha que ficou mais inteligente e mais esperto, o que na realidade não é verdade. Com o tempo de uso, a fumaça que vai para o cérebro, em vez de excitar os neurônios, passa a destruí-los. Com isso, a pessoa pode passar a perder a memória e a capacidade de raciocínio.
Pessoas que usam maconha, por muitos anos, tem dificuldade de parar de usá-la. O usuário pode desenvolver dependência, isto é, a maconha torna-se tão importante na sua vida, que ele passa a organizá-la de maneira a facilitar seu uso, sentindo ansiedade quando não a tem disponível.

Se você está desconfiado que algum conhecido seu, está fumando maconha, é só pedir para ele cuspir; e verificar se seus olhos estão vermelhos, pois além de todos os efeitos negativos à saúde, que a maconha proporciona, ela faz com que a pessoa fique também com a boca seca e não consiga cuspir.

Agora se alguém diz: “eu já fumei maconha e não senti nada disso”, esse alguém não sentiu, porque no lugar de maconha, deve ter fumado esterco de vaca, pensando ser maconha; pois como o traficante só quer ganhar dinheiro, ele mistura não só esterco de vaca, mas qualquer produto que pareça com a droga. Ex: maconha com esterco de vaca, Haxixe com esterco de cabrito, cocaína com qualquer pó branco, etc.

Nesta ilustração ao lado, nós temos um pouco de maconha e um pouco de esterco de vaca, praticamente não dá para distinguir a diferença.


Como a maconha é apreendida?

R: Em formas de tijolos, acondicionadas em bolsas, malas, escondidas nas partes laterais das carrocerias dos veículos, ou embaixo de mercadorias, ou em mudanças. Utilizam também ônibus interestaduais e caminhões, que transportam frutas, cereais, gado, carvão e madeiras.

Nesta ilustração abaixo, você vai ver como funciona o tráfico de maconha, de acordo com o relatório anual do Departamento de Polícia Federal.



A maior parte da maconha consumida no Brasil é produzida no Paraguai.


Ela entra no país de várias formas. Entre as mais comuns, nós temos: de carro, de ônibus e de caminhão.


25% das pessoas presas, tentam entrar de carro com a maconha, o que corresponde a 10% da droga apreendida.


05% das pessoas presas, tentam entrar de caminhão com a maconha, o que corresponde a 85% da droga apreendida.


70% das pessoas presas, tentam entrar de ônibus com a maconha, o que corresponde a 05% da droga apreendida.

Fonte: Guerra Contra as Drogas – Clique aqui para conferir